terça-feira, 21 de maio de 2013

As crises da vida


Ao longo de nossa vida passamos por diversas crises. Elas são essenciais ao desenvolvimento e crescimento ao longo da vida.

Mas o que é crise? Vejamos no dicionário as definições de crise (Dicionário Online Michaelis da Língua Portuguesa):

“2 Med. Alteração súbita, comumente para melhora, no curso de uma doença aguda.
 3 Momento crítico ou decisivo.
 4 Situação aflitiva.
 5 fig Conjuntura perigosa, situação anormal e grave.”

Então, crise pode ser tanto algo positivo quanto algo aterrorizante, normalmente por conta de mudanças, de passagens, de transformações. Casamentos têm crises, times de futebol têm crises, a economia tem crises, um bebê têm crises.

As crises pertencem à evolução da vida. São momentos que nos fazem refletir. Precedem ou são concomitantes com as transformações e mudanças que vivemos.

Muitas vezes ficamos assustados, com medo ou ansiosos, mas com certeza os momentos de crise são importantes e não devem ser ignorados.

A reflexão, compartilhar com as pessoas, procurar ajuda, muitas vezes psicológica, são exemplos de atitudes que ajudam a viver e superar as crises.

Precisamos ter mais consciência do que vivemos. Reconhecer e aceitar nossos sentimentos. Viver no presente ainda que o momento atual seja de medo ou dor. Entender que sempre existe o hoje e o amanhã, que cada momento pertence a si mesmo. Os ciclos se alternam, as coisas passam. Aceitar que, na natureza, existem os dias de sol e os de chuva e são igualmente importantes.

Tudo isso são passos no caminho de um viver saudável. Devemos buscar viver de forma confortável dentro de nossa própria pele. Ter gosto por nós mesmos e pela nossa vida. As palavras chaves da vida são reflexão, aceitação e renovação.

Cultivar o prazer no nosso dia-a-dia, para ter prazer na vida e prazer em viver. Sorrir para nós mesmos. Se amar no espelho. Dar bom dia para si mesmo a cada dia que acordamos. É isso que faz correr vida em nossas veias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente. Se não, comente também...rsrs