terça-feira, 19 de julho de 2011

Para ser feliz

Eu me lembro de uma canção que era muito conhecida quando eu era criança e,  inclusive, teve uma apresentação na minha escola primária (era assim mesmo que se chamava rsrsrs).

"Para ser feliz é preciso ver
Neste céu azul a imensidão
E fazer das tristezas estrelas a mais
E do pranto uma canção"

Eu nunca gostei desta estrófe. Achava triste e não condizia com a minha lógica de criança crítica: se eu iria ver a imensidão no céu por que as tristezas seriam estrelas a mais?? Não seria melhor somente ignorá-las e ao invés de chorar, seguir cantando uma canção???

Hoje a tristeza já não me assusta tanto. Ela faz parte da vida, assim como a alegria. É um ciclo e a gente deve aceitar a chuva e o sol, a alegria e a tristeza. 

Realmente, não podemos ignorar as tristezas e cantar uma canção. Isso é fugir dos seus próprios sentimentos e negar valor aos mesmos. Ninguém pode ser feliz assim, apenas fingir que é. Temos que viver cada momento e senti-lo, reconhecendo os nossos sentimentos, nos dando colo, nos animando, estimulando ou comemorando. Mas eu também não aconselho ninguém a fingir que tristezas são estrelas.

Podemos cantar seja alegria, seja raiva, seja lamento e existe música para expressar tudo isso. Se não houver, invente se quiser.

Mas dessa estrófe e das minhas considerações de criança, a vida e a maturidade me validaram uma impressão: para ser feliz é preciso ver a imensidão, o conjunto de possibilidades, a liberdade de sonhar, de acreditar que tudo é possível, que tudo muda, até mesmo a gente.

Para ser feliz é preciso ver a imensidão que a vida sugere. É preciso amar a vida e acreditar neste amor. O resto, tudo passa e tudo é possível, é esperar ou lutar, cada coisa em seu momento. Mas nunca deixe reconhecer seu sentimento, nem de amar a vida... rsrsrs ou de passar o filtro solar... (ah! mas isso é outro poema, outra música...)


Um comentário:

  1. Essa eu não tinha lido durante a semana passada... Mas valeu a pena... Tenho certeza que cada um tem o seu tempo para o aprendizado, e que além disso, as situações da nossa vida nos fazem enxergar de maneira clara, tantas outras, nem tanto, ou ainda como dizem... "se não aprende pelo amor, aprende pela dor...", mas estamos SEMPRE APRENDENDOO mesmo. BOA SEMANA!!! JESUS ABENÇOE VOCÊS!!!

    ResponderExcluir

Se gostou, comente. Se não, comente também...rsrs