domingo, 24 de julho de 2011

Autoconhecimento

Os caminhos para descobrir a si mesmo, se entender melhor;  a felicidade; o amor; o prazer e o crescimento pessoal são os temas principais desse blog. Essa escolha foi feita porque eu acredito que são essenciais a todos, básicos para se viver com qualidade e, ao mesmo tempo, tão difíceis.

As barreiras; as defesas que criamos para seguirmos com nossas vidas; os conceitos construídos que são equivocados, problemas de rejeição e auto-estima; várias questões que foram importantes em certas fases da vida, mas já não nos acrescentam mais nada; tudo isso atrapalha nosso aprendizado sobre nós mesmos, o que somos de verdade e como queremos viver.

Isso não acontece só com uma ou outra pessoa, mas com quase todos.

O importante é saber que podemos alterar isso aos poucos ao longo da vida. Alguns precisarão de ajuda especializada, outros contarão com amigos, caminhos filosóficos, espirituais, não importa qual for a escolha ou quantas delas. Mas poder se enxergar com outros olhos é fundamental.

Tenho amigas que, quando preciso, "pegam pesado" comigo. Me dizem de forma clara o que preciso ouvir. Eu sempre ressalto que nunca reclamei ou coisa assim, ao contrário, agradeço a sinceridade, honestidade e o sentido verdadeiro de ajuda das palavras de quem confio. É precioso poder contar com isso. Quem olha de fora tem sempre outra visão a oferecer. 

Assim podemos enxergar por aspectos que nunca vimos antes, questionar nossos padrões de pensamento e indagar se nossas premissas são distorcidas. A ilusão é comum a todos. Os pontos que não gostamos em nós mesmos ou com o qual temos dificuldade sempre parecem mais difícil aos nossos olhos. 
"Mentir para si mesmo é a pior mentira", dizia a Legião Urbana. Pois eu aprendi que a pior mentira  que podemos afligir a nós mesmos é não enxergar algo ou ver distorcido. É a mais difícil de superar porque você confia no seu discernimento e quando ele falha não é óbvio. Mesmo com ajuda, às vezes demora muito para percebermos o equívoco. 

Por isso, se algo te incomoda e você quer resolver dentro de si, procure ajuda verdadeira e fale e ouça muitas vezes, durante o tempo que for preciso. Mesmo que dure anos voltando à mesma conversa. Um dia, uma palavra ou frase certa, abre seus olhos e você verá com clareza. 

Assim, tudo ficará mais fácil para você agir diferente. Isso me ajudou. E  você, já tentou?
Uma boa semana...


Um comentário:

  1. Oi!!! Caiu como uma luva para mim... "Vivendo e aprendendo..." Mais uma vez, você foi certeira no assunto. BOA SEMANA PARA VOCÊS!!! JESUS OS ABENÇOE!!! LUZ e PAZ!!!

    ResponderExcluir

Se gostou, comente. Se não, comente também...rsrs