sábado, 28 de maio de 2011

Amar a si mesmo

Olhando a minha volta, percebo que as mesmas dificuldades existem dentro de todas as pessoas e não me sinto só. Mesmo entre aqueles que buscam conhecer um pouco mais a respeito de si mesmo e da vida, certas respostas e mudanças de atitudes são difíceis. 

Acho que uma das mudanças mais simples e mais difíceis é aprender a se amar.
Amamos pessoas que são importantes na nossa vida. Às vezes até conseguimos amar ao próximo. Mas como é difícil amar a si mesmo. Esse amor que deveria ser o paradigma de todos os nossos relacionamentos.

Quando eu falo em se amar, estou falando se amar de verdade. Sendo paciente, generoso, gostando de nós, aceitando nosso corpo e nossa alma, respeitando nossos limites e cuidando de tudo em nós com muito carinho. 

Mas isso não é fácil. Fomos acostumados a nos criticar, a nos exigir, a não gostar tanto assim de si mesmo. 

Mesmo pessoas com boa auto-estima fazem isso o tempo todo. Aliás, "auto-estima" é um termo que já não nos serve mais. Não é para se estimar, é necessário SE AMAR. 

AMOR está nos detalhes. É dirigir esse sentimento imenso e maravilhoso para nós mesmos em cada momento do cotidiano e nos tratar com carinho. 

Só que não é fácil, não. No dia-a-dia, sequer nos vemos de verdade. Acordamos de manhã e emendamos uma rotina que coisas, afazeres e pensamentos voltados para o exterior, para a vida do cotidiano. Cumprimos missões, descansamos um pouco, incluímos um mínimo de prazer. 

Nós podemos conviver com quem amamos como se a pessoa fosse um sofá (está lá, vemos, interagimos quando sentamos, mas não paramos mais para admirar sua beleza). 

Do  mesmo jeito, fazemos de nós um utensílio, um equipamento para agir e interagir. E ainda criticamos: o peso não está bom, o corpo está mais velho, as costas doem, eu não faço nada direito, não sou bom o suficiente, ainda tenho tanto que melhorar...

Eu sei disso, conheço várias pessoas que já sabem disso, outras sequer pararam para perceber. Mas conheço tão poucas pessoas que realmente se amam. 

Nós temos que nos amar e temos que aprender isso, porque não sabemos como.

Será que podemos aprender isso, ajudando uns aos outros???? Será que trocar experiências pode nos ajudar a despertar??

Espero que sim. Eu quero muito me amar de verdade. E quero ver pessoas que eu gosto, se amando muito também. E você? Quer nos contar como andam suas experiências??
Eu adoraria saber....




3 comentários:

  1. Muito bom..bem interessante

    ResponderExcluir
  2. Marcello Leoni Torres28 de maio de 2011 às 16:46

    Oi...parabéns..bem interessante seu blog.
    Beijao!

    ResponderExcluir
  3. Pra amar é preciso conhecer, certo? Então a gente tem que se conhecer e, assim como conhecer o outro leva tempo e parece que nunca conhecemos completamente, conosco é a mesma coisa. E, ainda, à medida em que vamos conhecendo, seja o outro, seja nós mesmos, vamos também descobrindo qualidades e defeitos, características que nos apaixonam, e outras que nos repugnam... É mesmo um desafio! Mas... Parafraseando o Capitão Nascimento: "Quem disse que a vida é fácil?"

    ResponderExcluir

Se gostou, comente. Se não, comente também...rsrs