quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Era da Informação: é preciso saber viver

Vivemos numa era onde a informação é considerada elemento essencial para a sobrevivência na sociedade. Mas que tipo de informação é realmente elementar? Em face da globalização e do acesso que a Internet nos proporciona, acompanhamos notícias e dados do mundo inteiro, em tempo real. Mas informação é conhecimento? 

Conhecemos o mundo que nos cerca, a sociedade em que vivemos? Conhecemos o ser humano? Conhecemos o próximo? Conhecemos a nós mesmos - já que não existe alguém mais próximo do o nosso próprio ser?

Estas questões são eternas. Mas, vivendo em um mundo globalizado, onde a informação é ágil, farta e consumível, elas assumem um novo aspecto. São tantos os papéis que assumimos e a rapidez com que nos conectamos com uma gama imensa de assuntos, que nos falta tempo para questionar e conhecer tudo o que nos envolve.

Todos sentimos isso e, enquanto lidamos com todos esse dados e papéis a serem exercidos, nos falta tempo para estar a sós com nossos pensamentos, para convivermos com eles em um espaço de intimidade e qualidade, para questionar a nós e o mundo.

Não basta informação, é primordial adquirimos conhecimento. Nunca existiram tantas alternativas propostas para desenvolver o autoconhecimento, justamente porque agora podemos saber de todas as idéias e processos que surgem, no mundo todo, para propiciar essa busca.

Esta é a ironia desse contexto: tantas são as informações e tão escasso é o tempo para nos aprofundarmos. 

Este é o grande desafio: insertos neste meio, como superarmos toda ansiedade e angústia que é gerada por esta situação e buscarmos o nosso caminho - o processo individual de aprendizagem sobre nós, o outro, a vida e o mundo?

Esse processo de aprendizagem não se esgota jamais e deve ser desfrutado sem nenhum preconceito, porque cada ser humano é único e fará suas próprias escolhas ao trilhar este seu caminho.

Mas não precisamos fazer sozinhos e isoladamente, assim como podemos utilizar todos os meios disponíveis para nos propiciar reflexão e conhecimento.

Esta é a idéia que rege este blog: utilizar uma ferramenta da globalização para propiciar um espaço onde as experiências podem ser trocadas, onde o conhecimento de um pode servir de reflexão para o outro. Nós não estamos sós. Seja através da filosofia, da cultura, da psicologia, da espiritualidade do ser, da troca de experiência pessoais, do benchmarking, podemos usar estas ferramentas e as informações acessadas para refletir e aprofundar nosso conhecimento. 
A informação é só um começo, a tecnologia um meio.
Justificar 
Não basta ter informação, não basta saber o que é a vida e o que somos. É preciso saber viver e é preciso saber se conhecer.

Desejo a todos um ótimo caminho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, comente. Se não, comente também...rsrs