segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O tempo e a escolha

Já faz um mês que eu não escrevo aqui. O tempo passou muito rápido. Mas por que eu não parei para escrever? Posso usar a desculpa nº 1 para tudo: falta de tempo. 

Realmente, eu não tenho muito tempo disponível, assim como quase todo mundo não tem. Mas quem não tem tempo, não mantém um blog. E eu mantenho o blog porque é importante para mim. Sempre devemos ter tempo para o que é importante para nós.

O tempo é uma medida que não existe. Nós contamos o tempo por convenções sociais, mas hoje vivemos em uma época em que temos que fazer tudo, ver tudo, saber tudo, dar conta de tudo. É esse o nosso tempo? Ou é por isso que eles nos falta? 

Vejo o mundo e as pessoas correndo, estressadas. Eu vivo tentando dar conta de tudo e existem tantos como eu. Mas o tempo e a nossa sensação com ele é tão relativa... Tudo passa mais rápido ou mais devagar em razão de nossas sensações.

É por isso que eu me pergunto: o que é importante para mim agora?

Afinal, há dias de chuva e dias de sol. Nós, assim como a natureza, somos instáveis e cíclicos. Não somos só uma pessoa, única e constante. Somos múltiplos. Somos muitos dentro de nós.

Como você está agora?

Todos sabemos que devemos viver o presente para ser mais felizes, mas como se manter no presente? Cada um tem seu jeito, porque não há um jeito certo. 

Eu preciso olhar para mim e sentir: como eu estou agora? O que eu quero nesse momento? Para tudo é uma escolha, mas é uma escolha minha. Como o poema de Cecília Meireles: ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva. 

Não se tem tudo, mas temos sempre a escolha. Essa é a preciosidade da vida. A escolha não é do tempo, não é externa, não é imposta. Mesmo quando não vemos onde está nossa escolha ou quando não escolhemos, ela está lá. Podemos não ter consciência da escolha, mas escolhemos a todo momento.

Por isso eu me pergunto: como estou agora? O que é importante para mim hoje? O que eu quero neste momento? Eu realmente quero estar fazendo isso? Por que estou fazendo? Quais são os meus motivos? Eles são válidos para mim? O que estou sentindo?

Tudo começa na consciência e no conhecimento de si mesmo. É o primeiro passo. 

E você, como está agora?


2 comentários:

  1. NÃO TÃO BEM COMO GOSTARIA, NEM TÃO MAL COMO PODERIA FICAR...

    COMO DISSE STEVE JOBS, DONO DA APPLE, NO DISCURSO NA UNIVERSIDADE DE STANFORD...

    "VOCÊ TEM QUE ENCONTRAR O QUE VOCÊ AMA".

    NÃO É FÁCIL, NEM TÃO SIMPLES COMO PARECE, MAS TEMOS QUE TENTAR...

    BOM REGRESSO!!! JESUS ABENÇOE VOCÊS!!!

    ResponderExcluir
  2. Seus textos induzem à reflexão.
    A cada um cabe o que se é, e isso é bom. O presente é ser o nos cabe, isso é presente, dádiva divina. Isso é o que somos e o que vivemos faz o mundo exatamente do jeitinho que existe. Como a simplicidade de uma flor do campo, de uma gota na nascente de um rio, que corre, corre, corre...

    ResponderExcluir

Se gostou, comente. Se não, comente também...rsrs